02 Histórias de Sucesso de Empreendedores do Brasil

02 Histórias de Sucesso de Empreendedores do Brasil.

Você já imaginou como seria transformar uma simples ideia em um negócio milionário?

Se sim e se estiver começando no mundo dos negócios ou quer começar a empreender, este vídeo é para você.

Porque vamos mostrar duas histórias reais de empreendedores brasileiros que começaram do zero e construíram verdadeiros impérios.

E não tem nada de fórmulas mágicas ou clichês. Aqui, você vai descobrir como eles encararam os perrengues do empreendedorismo, superaram todas as dificuldades e criaram negócios que hoje são referência no mundo todo.

Quer saber como? Então, vamos lá!

Você verá nesse Post

02 HISTÓRIAS DE SUCESSO DE EMPREENDEDORES DO BRASIL

Para te inspirar ainda mais na sua jornada empreendedora, vamos contar as histórias de dois empreendedores brasileiros de muito sucesso: Luiza Helena Trajano, fundadora da Magazine Luiza, e Flávio Augusto da Silva, fundador da Wise Up e ex-dono do Orlando City, um dos times de futebol que mais cresce nos Estados Unidos.

Então, vamos começar!

1. LUIZA HELENA TRAJANO

Luiza Trajano - 02 Histórias de Sucesso de Empreendedores do Brasil

Apontada pela Revista Forbes como uma das 3 mulheres mais poderosas do Brasil, Luiza alcançou um sucesso enorme com a sua Magazine Luiza, que hoje conta com mais de 800 lojas físicas pelo Brasil e um e-commerce muito consolidado.

História

Nascida em Franca, cidade do interior de São Paulo, Luiza começou bem cedo, com 12 anos de idade, como balconista da loja de presentes dos seus tios, durante suas férias escolares.

Porém, o nome Magazine Luiza não veio da Luiza Trajano, mas sim da sua tia que era dona da loja.

Sua tia comprou uma loja chamada Cristaleira. E para reformular, ela criou um concurso cultural na rádio local para os moradores da cidade escolherem o nome da loja recém comprada. Com essa estratégia, o negócio ganhou o nome de Magazine Luiza, em homenagem à tia, Luiza Trajano Donato.

Fato que mostrava como a interatividade e proximidade com os clientes, já eram grandes diferenciais da marca e já estavam em seu DNA desde os primeiros passos da organização.

A então sobrinha, Luiza Helena, que tinha começado como balconista ganhou gosto pelo trabalho. E aos 18 anos passou a trabalhar de forma efetiva na loja.

Após se formar em Direito e Administração de Empresas, ela chegou a ocupar cargos em todos os setores da empresa.

E em 1991, sua tia passou o bastão para Luiza Helena Trajano assumir o controle e gerência da loja toda.

FEITOS DE LUIZA

A partir daí, Luiza começou a modernizar a empresa. Um exemplo disso foi a criação das chamadas Lojas Virtuais. O cliente ia até a loja e comprava produtos que não estavam expostos no momento através de um computador e auxílio de um vendedor.

E isso ainda é uma prática utilizada por suas lojas localizadas em cidades com menores volumes de vendas. Por meio de um catálogo virtual, o cliente pode escolher o produto que deseja comprar sem que haja a necessidade de estoque nas próprias lojas.

Outro exemplo de visão de Luiza foi a criação da Liquidação Fantástica.

Para driblar as baixas vendas do mês de janeiro (que era um período ruim de vendas pro varejo), ela implementou uma das ações da loja (que é destaque até hoje) nas manchetes de jornais. Com descontos significativos, os produtos de mostruários são vendidos e levados pelos compradores na hora.

E isso foi copiado por vários concorrentes e ainda é um modelo muito utilizado até os dias de hoje.

CULTURA DA MAGAZINE LUIZA

“Esteja sempre próximo de seu consumidor.”

Luiza Trajano segue essa frase à risca.

Além de realizar visitas frequentes às lojas, ela também faz questão de responder parte das reclamações recebidas por email e ainda conversa com os clientes nas lojas em que visita.

Luiza Trajano sempre prezou pela proximidade dos clientes, mas também de toda sua equipe.

O cuidado com os funcionários também é exemplar.

A Magazine Luiza tem, entre seus programas para funcionários, uma iniciativa inovadora: um disk denúncia para que as trabalhadoras denunciem caso sejam vítimas de violência doméstica.

Além disso, existem diversos programas de retenção de talento que vão desde o plano de carreira, programa de bolsa de estudos, cursos técnicos e treinamentos, auxílios para as pessoas com deficiência, entre outros inúmeros benefícios.

Ações como essas renderam:
  • a presença da companhia entre as melhores empresas de grande porte para se trabalhar no Brasil, segundo a revista Exame.
  • presença, por vários anos consecutivos, entre as melhores companhias para se trabalhar, de acordo com o Great Place to Work, que é uma referência global de transformar organizações em ótimos lugares para se trabalhar, como o próprio nome diz.
  • e inclusive virou um case de sucesso na Harvard Business School, uma das mais renomadas e admiradas escolas do mundo.
AGILIDADE NAS TOMADAS DE DECISÕES:

Nos últimos anos, a Magazine Luiza comprou várias redes varejistas. Entre elas, as Lojas Maia, Rede Líder, Lojas Arno e a Netshoes.

E algumas dessas aquisições não estavam nos planos iniciais. Mas estar atento a oportunidades é uma marca forte da Magazine Luiza. E as decisões são tomadas rapidamente.

Fatos como esses contribuíram para que as ações da empresa no mercado da bolsa de valores subissem mais de 1000% em 4 anos.

LIDERANÇA FORTE

Luiza Helena estabeleceu um estilo de gestão carismático e inspirador. Não apenas para os clientes, mas principalmente com os membros de toda sua equipe.

Inclusive, reza de mãos dadas com os funcionários, trabalha com as portas abertas e promove encontros empolgados com as equipes para ouvir sugestões de como aumentar as vendas.

E isso é um ponto muito importante que todos empreendedores precisam buscar e trabalhar.

O QUE PODEMOS TIRAR COMO INSPIRAÇÃO

1. Proximidade com o consumidor

Isso é muito importante para quem pretende vender algo. Afinal, um produto ou um serviço nada mais é do que uma solução para um problema, necessidade ou uma dor de um consumidor.

Além disso, a distância com o consumidor é aumentada em muitos casos quando o empreendedor começa crescer junto com o seu próprio negócio. E isso é algo muito perigoso se acontecer.

O empreendedor deve ficar próximo dos seus consumidores em todo momento que puder. E isso deve ser feito não só por ele, mas por todos os membros da empresa.

Afinal, atender seus clientes e mantê-los satisfeitos é quesito básico para o sucesso e expansão do seu próprio negócio.

2. Valorização da equipe

“Toda a organização deve enxergar o funcionário como um empreendedor”

Quando os objetivos pessoais dos funcionários estão alinhados com os da empresa, e eles se sentem valorizados, bons resultados irão aparecer.

Os funcionários acabam se sentindo bem e defensores da marca. E isso fará com que eles se esforcem para que a empresa tenha sucesso e cresça cada vez mais. Dessa maneira, eles podem crescer juntos.

Por isso, valorizá-los é essencial.

3. Liderança forte

Luiza Trajano é muito admirada por sua equipe. E essa sensação é recíproca.

Inclusive, a empresa já planeja sua sucessão. E esse assunto é trabalhado com muita atenção e planejamento para que a liderança continue forte e inspiradora.

4. Tomada de decisões rápidas e atenção a oportunidades

A empresa sempre está atenta ao mercado. E antecipar a mudança é um dos lemas da Magazine Luiza.

Por isso, os empreendedores que estiverem antenados com o mercado, com certeza estarão mais preparados para conseguir tomar decisões mais rápidas e coerentes.

5. ACREDITAR NA SUA PAIXÃO

Luiza Helena sempre acreditou nos seus propósitos e na missão que aprendeu com a sua tia: atender seus clientes da melhor maneira possível.

E esse ponto fez com que ela trabalhasse duro para que seus objetivos fossem alcançados.

Dessa forma, essa paixão é vista e valorizada por toda a equipe, o que acaba fazendo com que toda a empresa ande para a mesma direção, todos os dias. E é isso que continua sendo feito na Magazine Luiza.

O QUE É INFOPRODUTO e1649517658181 - 02 Histórias de Sucesso de Empreendedores do Brasil

2. FLÁVIO AUGUSTO DA SILVA

flavio augusto - 02 Histórias de Sucesso de Empreendedores do BrasilVisão, coragem e competência. Para Flavio Augusto da Silva, fundador da Wise Up, esses são os três pilares do empreendedorismo.

O empreendedorismo na vida de Flavio teve e ainda tem várias vertentes. E sua trajetória até aqui é de muita inspiração, transpiração, superação e sucesso.

E agora, entenda como tudo isso aconteceu e vem acontecendo…

História:

Filho de militar e professora, Flavio nasceu em 1972 na periferia da cidade do Rio de Janeiro, e estudou em escolas públicas durante sua infância e juventude.

Estudou muito por 3 anos para conseguir entrar no colégio naval. E conseguiu.

Já no vestibular, foi aprovado em diversas universidades renomadas no Brasil. E em 1991, sua escolha foi Ciência da Computação da Universidade Federal Fluminense.

Porém, nessa mesma época, Flavio conseguiu uma vaga na equipe de vendas de uma escola de inglês da cidade.

E sua performance no trabalho foi tão boa que passou a ser promovido e ganhar um pouco mais de dinheiro. E, rapidamente, o emprego se tornou sua principal fonte de inspiração para abrir um negócio próprio, fazendo com que ele largasse a faculdade e se dedicasse mais ao seu empreendedorismo.

Durante sua ascensão no emprego, Flavio chegou ao cargo de diretoria e se casou com a sua namorada na época (e que é casado até hoje e tem 3 filhos).

E em 1995, enxergou uma oportunidade de negócio: abrir sua própria escola de inglês, a Wise Up. E com um empréstimo de R$ 20.000,00 do banco, largou seu emprego e com coragem, fez isso acontecer.

Como diferencial do seu negócio, a Wise Up era uma escola voltada ao público adulto, fato que não era comum na época. Especialmente para empresários que buscavam aprender o inglês de forma rápida e eficiente.

Flavio entendeu que a necessidade do domínio deste idioma no mercado era essencial e uma realidade no período. E a promessa da  marca era bem objetiva: seus alunos aprenderiam a falar e escrever em inglês em 18 meses.

SEMPRE TENHA POSICIONAMENTO DE MERCADO…

Com um posicionamento de mercado bem claro, somado à uma grande capacidade de:

  • criar novos produtos e materiais didáticos diferenciados
  • muito investimento em comunicação interna e externa
  • e uma área comercial muito ativa, a empresa deslanchou.

A expansão do negócio aconteceu de forma tão acelerada que, em um ano, já havia mais de mil alunos matriculados. E em 3 anos, já eram 24 escolas próprias e um ritmo frenético de viagens para assessorar todas as suas unidades espalhadas pelo país.

Flavio sempre teve uma capacidade de liderança muito forte, além de conseguir influenciar positivamente as pessoas ao seu redor.

Com essas características, ele conseguiu trazer grandes resultados para a empresa. E, de fato, se tornou a alma do negócio.

Porém, em 1999, com 5 anos de existência, a Wise Up teve sua primeira grande crise, como todo negócio pode sofrer.

“E, então, cometi um dos grandes erros que um empreendedor pode cometer: achei que tinha o direito de não ter mais saco para determinadas coisas.”

É assim que Flávio descreve como tomou uma decisão errada na época. A empresa não estava pronta para andar sozinha. E ele não poderia simplesmente se afastar das suas tarefas de uma hora para outra.

A Crise…

Com isso, os resultados da Wise Up começaram a cair e gerar prejuízos significativos, gerando um grande buraco no seu fluxo de caixa

Para superar esta crise, Flavio decidiu então reformular sua gestão para arrumar a casa.

“As crises fazem parte. Mas o fundamental é o empreendedor se antecipar a esses momentos. Crise é sinal de oportunidade, é sinal de se reinventar e crescer.”

Então, Flavio entendeu que o modelo de franquia era o que faria a Wise Up crescer novamente. Para isso, o primeiro passo foi investir em governança corporativa.

Governança Corporativa, basicamente, é o conjunto de processos, costumes e leis que norteiam a forma como uma organização é administrada.

Dessa maneira, a Wise Up seria capaz de andar sozinha, sem a presença do Flavio, o qual poderia se dedicar mais a parte estratégica da marca, sem ter que ficar na empresa presencialmente, em todas as unidades, por exemplo.

Para isso, passou a investir em treinamentos e na construção de uma estrutura e equipe. Assim, a Wise Up conseguiria uma relação forte e próxima com seus franqueados. E, consequentemente, ótimos resultados apareceriam.

E em 2013, quando a Wise Up já tinha 393 filiais, ela foi vendida para a Abril Educação em uma transação de 877 milhões de reais.

A Reconstrução…

Mas 2 anos depois, com uma queda muito grande pela nova administração, Flavio Augusto recomprou a Wise Up, mas por um valor bem menor do que tinha vendido: 398 milhões de reais.

E para reerguer a empresa, que teve uma redução de 35% na quantidade de escolas, Flavio reformulou parte das estratégias da Wise Up, principalmente a parte financeira. Já que além da queda no número de alunos, a escola tinha atingido mais de 40% de inadimplência nas mensalidades de seus alunos.

E após 3 anos de muito trabalho, a Wise Up que tinha sido recomprada com 250 unidades, passava a ter 420. Inclusive, está melhor e maior de quando foi vendida na primeira vez.

Isso se deve a reconstrução da equipe, marketing reformulado, política de vendas alterada e materiais didáticos refeitos e desenvolvidos conforme a nova didática da escola.

Em 2017, Carlos Wizard, outro gigante brasileiro do empreendedorismo, antigo dono das escolas de idioma Wizard, comprou 35% da Wise Up por 200 milhões de reais. Essa junção tem como objetivo aumentar o número de escolas e, consequentemente, elevar a avaliação da empresa para 3 bilhões de reais.

GERAÇÃO DE VALOR

Em 2011, Flavio Augusto montou uma página no Facebook chamada “Geração de Valor”, um dos pioneiros no tema no Brasil.

Lá, ele relata pessoalmente sua experiência profissional e dá dicas para novos empreendedores também.

Atualmente, conta com mais de 3 milhões de seguidores na página.

MEU SUCESSO.COM

Em 2014, lançou o MeuSucesso.com, uma plataforma focada exclusivamente em empreendedorismo.

É uma escola de negócios em que os professores são empreendedores de renome, que fizeram história.

O MeuSucesso.com produz documentários cinematográficos com estudos de casos, além de aulas, talk shows e outros conteúdo para gerar insigths e aprendizado para estimular os assinantes a tirarem suas ideias do papel.  

ORLANDO CITY

Em 2013, após ampla pesquisa nos Estados Unidos, Flavio percebeu um grande e crescente envolvimento dos americanos com o futebol.

E então, decidiu investir em um clube de futebol e comprou, o Orlando City por 120 milhões de dólares.

De lá pra cá, levou o clube à elite da categoria, construiu o próprio estádio e trouxe o jogador Kaká para estrelar o time e, consequentemente, atrair investimentos.

E o crescimento foi rápido. 7 anos depois da aquisição, o Orlando City é avaliado em 600 milhões de dólares e tem estrutura tanto para sua equipe masculina, quanto para a feminina também. Além disso, possui escolinhas de futebol para crianças no Brasil e nos Estados Unidos.

E O QUE PODEMOS TIRAR COMO INSPIRAÇÃO?

1. Trabalhe sempre sua visão

Todo empreendimento começa com uma visão. É perceber uma tendência e questionar as coisas como elas são. Dessa maneira, é possível encontrar oportunidades.

2. Competência

Muitos empreendedores acreditam que têm uma boa ideia de negócio, mas não tem o capital necessário.

Mas faz parte da competência dos empreendedores de irem atrás de todas as coisas necessárias para viabilizar sua ideia.

Se quiser saber como começar um próprio negócio com pouco dinheiro (ou até sem), temos um vídeo que mostra 4 passos simples. Para assistir, é só clicar no botão aqui em cima ou no link que está na descrição deste vídeo, combinado?

3. Coragem

Quando fundou a Wise Up, Flávio tinha um cargo de direção e um bom salário. E mesmo assim, decidiu largar seu emprego e começar seu próprio negócio.

Empreender não significa apenas abrir um novo negócio. É ter coragem para continuar empreendendo, criar outras possibilidades ou transformar sua empresa.

Muitas grandes ideias morrem pelo fato de alguns empreendedores não terem a coragem de dar o primeiro passo.

4. Inclua sua família

Ter a família por perto é essencial. E o objetivo dos empreendedores deve ser compartilhado com todos os membros dela.

Casado há mais de 20 anos, Flavio afirma que sua mulher o acompanha durante viagens de negócios e participa de seu mundo.

Com isso, todos ficam a par do mesmo projeto e caminho juntos, todos os dias.

5. Invista em treinamento

Um negócio de sucesso precisa conseguir andar com as próprias pernas, sem a presença do empreendedor.

Quando você criar um negócio que ande sozinho, você mostra para o mercado que ele tem valor e que não depende do empreendedor para ter sucesso.

E para conseguir viabilizar isso, é preciso muita disciplina, planejamento e treinamento para executar e criar aliados.

A equipe tem que estar preparada, caso contrário não dará certo.

6. Nunca abandone sua essência e propósito

Esse é um dos grandes desafios diários de Flavio.

Suas conquistas não podem, nunca, mudar a pessoa que você é. Se mudar, pode ter certeza que o caminho pode não ser esse.

Seu propósito e essência são os itens que te farão andar pra frente, todos os dias. Dinheiro é consequência disso, combinado?

DICA EXTRA FINAL SOBRE 02 HISTÓRIAS DE SUCESSO DE EMPREENDEDORES DO BRASIL

E aí? Já conhecia as histórias da Luiza Trajano e Flávio Augusto? Com certeza, 02 Histórias de Sucesso de Empreendedores do Brasil que deixaram um legado gigantesco e que ainda constroem grandes negócios.

Pode ter certeza que tudo o que mostramos aqui são fatos que acontecem na jornada empreendedora. Por isso, é muito importante se preparar sempre para superar todos os obstáculos que aparecerão e conquistar seus resultados.  

Assim, caminhar na direção certa, focar onde realmente importa.

Então, se quiser se preparar ainda mais para empreender do jeito certo, assista este vídeo aqui que mostra os principais pilares mentais que é preciso trabalhar bem para ter sucesso no empreendedorismo. Para assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂

Além disso, tem algum outro empreendedor(a) que te inspira muito? Escreva aqui nos comentários e compartilhe com a gente!

Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.

E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajudá-los também!

Um abraço!

Marcus,

Blog Abri Minha Empresa

Sending
User Review
0 (0 votes)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *