Como gerar lead para o seu negócio? Esse é um passo fundamental no marketing digital para conseguir atrair e conquistar potenciais clientes. Assim, gerar vendas todos os dias e de modo frequente.
Então, conheça agora 09 Passos Poderosos e muito utilizados para gerar leads do jeito certo e assertivo para a sua empresa. Tudo de um jeito bem prático e resumido!
Ou, se preferir, pode assistir nosso vídeo que mostra exatamente esse assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Você verá nesse Post
COMO GERAR LEAD?
Para esse assunto ficar bem claro, Que basicamente, trata-se de um cliente em potencial, que se interessou pelo seu produto/serviço e quis saber mais sobre o que o seu negócio oferece.
Dessa maneira, oferece dados ou informações de seu contato para a sua empresa em troca de alguma recompensa oferecida pela sua organização, como ebook, orçamentos, amostra grátis, webnars, entre outros exemplos.
Literalmente, é uma relação de troca: os potenciais clientes fornecem seus dados para conseguir alguma coisa que a empresa esteja oferecendo e que seja de valor para eles.
Em outras palavras, lead representa oportunidade: são usuários que estão ao alcance da empresa, independentemente do canal que esteja utilizando.
Por isso, caso queira entender bem o que é lead e toda sua importância, assista antes nosso vídeo que explica exatamente este assunto. Para isso, é só clicar aqui embaixo 🙂
Agora, se você já sabe o que é lead, vamos mostrar agora os 09 Passos muito utilizados para gerar leads certeiros para o seu negócio.
Então, vamos lá!
1. DESENVOLVA LANDING PAGE
Basicamente, uma landing page é uma página específica para conversão, ou seja, geração de leads. Ela possui vários elementos voltados para tornar o visitante em lead, como um texto atrativo, formulário de contato, call-to-action (que são as chamadas para o cliente realizar uma determinada ação), entre outros.
Ou seja, são páginas desenvolvidas especialmente para gerar leads para as empresas e costumam ter ótimos resultados na captação de leads.
2. CRIE UM BLOG
Blogs são excelentes alternativas para atrair e gerar leads.
Os blogs focam na produção de conteúdo da marca, com posts educativos e informativos, nos quais são trabalhados bons calls-to-action para incentivar os usuários a realizarem alguma ação para fornecer seus dados e virarem leads.
Eles são importantes porque podem ser encontrados em sites de buscas (como o Google), redes sociais ou outras formas de divulgação também.
3. FORMULÁRIOS
Formulários são ferramentas bem práticas para captar leads. Basicamente, apresentam campos a serem preenchidos com informações que sua empresa deseja ter dos seus usuários.
Por já ser pré-formatado, eles são meios simples de fazer com que os potenciais clientes preencham suas informações de modo simples e rápido.
4. MÍDIA PAGA
Anúncios podem acelerar a captura de leads. Caso seus canais não apresentem ainda tráfego ou quantidade significativa de usuários, a mídia paga ajuda bastante nisso.
Anúncios no Google, Youtube, Facebook, Linkedin ou Instagram, por exemplo, conseguem ser segmentados e apresentado apenas para a segmentação de público do interesse para sua empresa.
Inclusive, esses veículos possuem opções de formulários específicos para gerar leads, bem como opções e sugestões de estratégias para suas campanhas conseguirem captar mais leads.
5. REDES SOCIAIS
Crie conteúdos bem relevantes nas suas redes sociais e incentive seus seguidores a se cadastrarem para receber materiais de agrado deles.
Tenha em mente que seus seguidores já demonstram interesse pela sua marca, por isso seguem seus posts.
Então, aproveite essa condição para conseguir que eles se tornem um lead de algum produto ou serviço da sua empresa, já que eles estão mais propensos a ouvir suas mensagens.
6. DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS OU AMOSTRAS
Oferecer amostras ou demonstrações dos seus produtos/serviços é uma boa forma de gerar leads também. Porque demonstrar como algo funciona desperta interesse, gera curiosidade ou até incentiva as pessoas a quererem testar.
E isso faz com que os usuários queiram se cadastrar para poder testar seu produto/serviço, mesmo que por um período pré-determinado.
7. REFERRAL MARKETING
Isso nada mais é do que marketing de recomendação ou de indicação. Ou seja, são estratégias que incentivam transformar seus clientes em promotores da marca, recomendando seus produtos/serviços para outras pessoas.
É o famoso “Indique e Ganhe”. Ao indicar sua marca para outras pessoas e elas realizarem algum cadastro e gerar um lead, a pessoa ou empresa que fez a recomendação ganha algum benefício em troca, como descontos, amostras, remuneração, enfim.
Isso vem sendo cada vez mais utilizado e gerando bons resultados.
8. TRABALHE DE ACORDO O FUNIL DE VENDAS
Também chamado de pipeline, funil de vendas é um modelo estratégico que mostra a jornada do cliente, desde o primeiro contato com a sua empresa até a concretização de uma venda.
Em outras palavras, ele representa o caminho que o cliente faz até fechar uma compra.
O funil de vendas, consiste em acompanhar e gerenciar o cliente em todo processo da jornada de compra.
Logo, trabalhe suas estratégias e ações de acordo com cada momento do funil de venda. Ou seja, de acordo com o momento de compra dos consumidores.
Assim, você ou sua empresa conseguirá oferecer informações bem relevantes. Como resultado, as chances de atrair a atenção de cada cliente aumenta significativamente. Aumentando também as chances de gerar leads qualificados.
Por isso, se quiser entender como funciona o funil de vendas (ou pipeline), assista nosso vídeo que explica este assunto de modo bem prático. Para isso, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
9. TRABALHE DE ACORDO COM O SEU NEGÓCIO
Avalie seu negócio e trabalhe ações e estratégias de acordo com o seu planejamento e estilo da empresa.
Existem muitas maneiras de gerar leads. No entanto, é muito importante trabalhar o que a sua marca está acostumada a trabalhar junto aos seus clientes.
Seja ebooks, infográficos, e-mail marketing, SEO, marketing de conteúdo, vídeos, enfim.
Além disso, estude bem seu público-alvo e entenda o que pode ser mais atrativo e valioso para ele querer fornecer seu contato para interagir com o seu negócio.
Dessa forma, existem diversos pilares do marketing digital que precisam ser estudados para conseguir avaliar as melhores formas de conseguir trabalhar um planejamento para gerar leads qualificados.
Então, recomendamos assistir nossa playlist que explica bem os principais pilares do marketing digital. Com certeza, você terá uma base muito maior e sólida para desenvolver estratégias coerentes e embasadas para gerar leads que realmente façam a diferença para as suas vendas.
Logo, se quiser assistir essa playlist, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
CONCLUSÃO
Essas foram as dicas para gerar leads que realmente valem a pena para gerar vendas. No entanto, elas não são as únicas, mas achamos que são bastante utilizadas. Por isso, se conhecer alguma outra dica que não falamos aqui, escreva nos comentários e compartilhe com a gente!
E só pra recapitular o que falamos aqui:
- DESENVOLVA LANDING PAGE
- CRIE UM BLOG
- FORMULÁRIOS
- MÍDIA PAGA
- REDES SOCIAIS
- DEMONSTRAÇÃO DE PRODUTOS OU AMOSTRAS
- REFERRAL MARKETING
- TRABALHE DE ACORDO O FUNIL DE VENDAS
- TRABALHE DE ACORDO COM O SEU NEGÓCIO
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
E se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa