Apresentação pessoal ou Pitch Pessoal. Trabalhar esse assunto é fundamental para qualquer profissional ou empreendedor(a) conseguir conquistar seus objetivos.
Seja um emprego, uma efetivação, atrair investidores, convencer clientes, entre tantas outras coisas valiosas.
Então, vamos mostrar aqui o que é apresentação pessoal (ou pitch pessoal), seus 3 principais tipos e 11 passos muito práticos de como fazer a sua apresentação pessoal perfeita!
Ou se preferir, pode assistir nosso vídeo prático sobre este assunto clicando aqui embaixo 🙂
Para tentar deixar bem claro esse assunto para você, vamos explicar os seguintes pontos:
1. O QUE É APRESENTAÇÃO PESSOAL (PITCH PESSOAL)
2. 03 PRINCIPAIS TIPOS
3. 11 PASSOS DE COMO MONTAR APRESENTAÇÃO PESSOAL PERFEITA
Você verá nesse Post
E antes de começar…
Recomendamos muito entender bem o que é pitch. Que basicamente, é uma apresentação rápida de uma ideia, um produto ou um serviço que tem como objetivo despertar interesse e convencer os ouvintes.
Ou seja, no mercado de trabalho, o pitch serve para vender uma ideia para investidores, clientes, sócios ou parceiros. E até apresentar você mesmo(a) para outras pessoas, empresas e profissionais.
Logo, recomendamos muito assistir nosso vídeo bem prático que explica o que é pitch. Com certeza, vale muito a pena. Se quiser assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
Dito isso, então, vamos lá!
1. O QUE É APRESENTAÇÃO PESSOAL (PITCH PESSOAL)
Basicamente, apresentação pessoal (ou pitch pessoal) uma técnica de apresentação sobre a sua pessoa. De você mesmo(a).
Somado a isso, ela é curta e direta. Dessa maneira, através dela, você se apresenta e mostra suas principais características e habilidades profissionais. E até pessoais também.
Além disso, a apresentação pessoal (ou pitch) pode ser escrita, oral, audiovisual, enfim.
Através da apresentação pessoal, você venderá o seu peixe. Ou seja, mostrar e convencer que você é a pessoa certa para determinadas situações.
Como uma vaga de emprego, atrair sócios, conseguir investidores ou parceiros, ter uma promoção de trabalho, enfim.
Tudo isso feito de maneira planejada, organizada, profissional e assertiva.
2. 03 PRINCIPAIS TIPOS
1. ELEVATOR PITCH
Esse modelo foi inspirado como o próprio nome diz: “elevador”.
Imagine que você está em um elevador e encontra um possível investidor. Somado a isso, você teria cerca de 30 segundos para apresentar sua ideia de negócio e o convencer até que o elevador chegue em um determinado andar e o investidor saia dele.
O elevator pitch é exatamente isso. Nesse sentido, ele propõe uma apresentação bem curta mesmo, de até 1 minuto, por exemplo.
Dessa maneira, é muito importante focar nos aspectos mais relevantes do projeto. E assim, conseguir gerar interesse suficiente dos investidores ou clientes para ter uma conversa futura com mais tempo e condições para isso.
2. PITCH DECK
Aqui, utiliza-se recursos audiovisuais para apresentar e atrair a atenção da audiência. Como apresentação em slides, vídeos, imagens, entre outros.
Isso serve para fazer com que as pessoas foquem e continuem focadas na apresentação, despertando e gerando interesse constante.
Por isso, neste tipo de pitch, aproveite para mostrar a identidade de você mesmo(a). E transmita profissionalismo e ainda dar o toque de criatividade que pode ser o seu diferencial em meio a outros tantas apresentações que o seu público participa no dia-a-dia dele.
3. ONE-SENTENCE PITCH
Já neste modelo, o objetivo é descrever você em apenas uma frase e chamar atenção da sua audiência. Esse é o grande desafio do one-sentence pitch.
Logo, é preciso ter um conhecimento profundo sobre você mesmo(a). E assim, encontrar as palavras-chaves relevantes que transmitam a sua essência e convençam a audiência.
E do mesmo modo, gerar interesse para ter uma conversa futura mais longa para apresentar mais detalhes.
3. 11 PASSOS DE COMO MONTAR APRESENTAÇÃO PESSOAL PERFEITA
1. FAÇA VERSÕES DIFERENTES COM DURAÇÕES DIFERENTES
Trabalhar em diferentes versões de apresentações pessoais fará com que você tenha mais flexibilidade para diversas situações.
Ou seja, dependendo do contexto, você precisará utilizar um pitch pessoal mais rápido e prático. Em outras, talvez seja necessário ser mais específico em um determinando assunto.
Dessa maneira, ter versões diferentes te dará mais base e confiança para qualquer situação que possa aparecer.
2. DEFINA O OBJETIVO
O primeiro passo é definir qual é o objetivo da apresentação, definir o porquê de criar uma. Por exemplo:
– Para se apresentar para uma entrevista de emprego?
– Buscar aportes financeiros ou estruturais para sua empresa?
– Atrair clientes, investidores ou parceiros?
– Aumentar o conhecimento da sua marca?
Essas perguntas servirão como guia para seu planejamento. Como o pitch é uma apresentação mais curta do que as tradicionais, é preciso saber muito bem o que vai falar e apresentar. Afinal, é preciso passar diversas informações importantes para a audiência em um curto espaço de tempo.
3. ESTUDE SEU PÚBLICO
Conheça muito bem o público do seu pitch para conseguir construir uma conexão positiva com ele.
Isso vale para o tipo de linguagem a ser utilizada, gestos, elementos, estilo, abordagem, enfim.
Estude quem são, o que gostam, experiências e histórico, em quais projetos já investiram, onde enxergam valor, em quais empresas trabalharam, entre outros.
Como resultado, você conseguirá ter mais assertividade e construir um pitch que desperte interesse real do seu público em pouco tempo.
4. OBJETIVIDADE E CLAREZA
Para ter um bom pitch, é muito importante ter bastante clareza e objetividade. Principalmente porque você terá pouco tempo para transmitir as informações mais importantes de você
Por isso, seja conciso(a) e foque no que o seu público precisa entender para você conseguir atingir seu objetivo, tudo de acordo com o que falamos até aqui.
E priorize sempre nas informações que são imprescindíveis, não há espaço para enrolação, combinado?
E aqui, é possível definir também qual o tipo de pitch que irá utilizar para as determinadas situações.
5. PRENDA A ATENÇÃO DO SEU PÚBLICO
É muito importante atrair, conquistar e reter a atenção do seu público. Ou seja, daquelas pessoas que irão analisar sua apresentação pessoal.
Dessa forma, você terá mais chances para fazer com que seu público tenha interesse em continuar até o final. Como resultado, convencê-los de que você é a pessoa certa.
6. COMEÇO, MEIO E FIM
Todavia, seguindo o raciocínio do item anterior, faça com que a sua apresentação pessoal tenha começo, meio e fim. Literalmente, trabalhe uma narrativa com esses blocos.
Em outras palavras, comece com uma introdução, trabalhe o meio e termine com uma conclusão.
Assim, ficará claro para o seu público o que você está querendo dizer e transmitir.
Aqui, uma ferramenta que pode te ajudar muito nisso é o Storytelling. Resumidamente, é a criação de narrativas com começo, meio e fim para comunicar algo sobre sua marca. Assim, conectar-se emocionalmente com seus públicos.
Desse modo, quando você conta uma história verdadeira, sua mensagem é percebida como autêntica.
Então, recomendamos muito conhecer mais sobre Storytelling. E se preferir, temos um vídeo bem prático mesmo que explica bem este tema. Caso queira assisti-lo, é só clicar neste botão aqui embaixo 🙂
7. FAÇA UMA AUTOANÁLISE
Além disso, é muito importante se conhecer profundamente. Por isso, faça uma autoanálise entenda seus pontos fortes e fracos.
Neste momento, é muito importante ter muita honestidade e transparência com você mesmo(a).
Dessa maneira, você saberá exatamente os pontos que podem te ajudar. Bem como pontos que podem ser prejudiciais e que precisam ser melhorados.
Nesse sentido, para te ajudar nisso, temos 2 vídeos de assuntos que serão bem positivos neste passo.
O primeiro é de Autoconhecimento, que vai te mostrar como você pode se conhecer da maneira correta e bem transparente.
Somado a isso, o outro é a Análise SWOT Pessoal. Que em poucas palavras, mostrará seus pontos fortes e fracos. Bem como possíveis ameaças e oportunidades que devem ser trabalhadas.
8. APRESENTE SUAS CONQUISTAS
Mostrar sua experiência e todas as conquistas e resultados que obteve na sua vida. Tanto profissional quanto pessoal também.
Porque ao fazer isso, faça com paixão e entusiasmo. Mostre que você se orgulha disso.
Pode ter certeza que isso fará com que o seu público sinta uma confiança e satisfação da sua parte por todo o esforço que foi feito até então.
9. TREINE BASTANTE
Seja qual modelo de apresentação pessoal for utilizar, treine muito todas as suas opções.
Isso te deixará bem mais confiante na hora que for se apresentar em qualquer que seja a situação ou contexto.
Inclusive, pratique também falar em público. Em contrapartida, muitas vezes, esse tipo de situação pode causar algum desconforto ou insegurança em algumas pessoas.
Por isso, treinar antes fará com que esse tipo de situação possa ser melhor controlada.
10. PREPARE-SE PARA PERGUNTAS
Pelo fato do pitch ser algo bem breve, é natural que surjam algumas dúvidas e perguntas.
Logo, esteja muito bem preparado(a) para responder todos os tipos de perguntas. E é justamente por isso que você precisa ter um conhecimento muito profundo de todas as partes da sua apresentação, literalmente.
Ainda mais, ao responder as perguntas de maneira sólida e convincente é passo fundamental para demonstrar domínio sobre sua apresentação. E, consequentemente, conseguir levar a conversa adiante com o seu público.
11. FAÇA UM CONVITE NO FINAL
Por fim, no final da sua apresentação pessoal (ou pitch pessoal), finalize com um convite para o seu público ou ouvinte.
Em outras palavras, convide para te procurar ou conversar com você caso tenha algo que queira entender mais. Da mesma forma, que você está disponível para ajuda-lo ou até prolongar a conversa, caso seja necessário.
Ainda, faça isso de forma natural, combinado?
E PRA FECHAR ESSE POST SOBRE APRESENTAÇÃO PESSOAL (PITCH PESSOAL)…
Viu como a apresentação pessoal (pitch pessoal) é muito importante para qualquer tipo de pessoal e profissional?
No entanto, lembre-se sempre: se apresentar da maneira correta e assertiva é fundamental para quem deseja ter uma carreira sólida, crescente e conquistar pessoas. Assim, atingir seus objetivos esperados e planejados!
Então, só pra recapitular o que falamos aqui:
1. O QUE É APRESENTAÇÃO PESSOAL (PITCH PESSOAL)
2. 03 PRINCIPAIS TIPOS
3. 11 PASSOS DE COMO MONTAR APRESENTAÇÃO PESSOAL PERFEITA
Esperamos que tenha gostado! E se quiser saber mais sobre como montar e gerenciar seu próprio negócio, acesse nosso canal no Youtube que temos vários vídeos sobre este assunto, tudo bem? Para acessá-lo, é só clicar aqui.
Do mesmo modo, se gostou, compartilhe este post com seus amigos e familiares para ajuda-los também!
Um abraço!
Marcus,
Blog Abri Minha Empresa